quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Dicas para quem vai para Roma

Apesar das dicas serem para Roma, a maioria vale para quase toda a Itália. 
Roma é uma cidade maravilhosa, com muita história e camida excelente.
Aproveite!


Beba água das fontes espalhadas pelas ruas de Roma. A água é limpa e gelada. Leve uma garrafa vazia para encher ou copo de plástico.  

Cuidado com assaltos, são tipo “mão-leve”. Agem principalmente em lugares com muito movimento, como metrô, estações de trem, aeroportos, filas de museus ou qualquer outro lugar com muita gente.
Não leve nada nos bolsos, evite usar mochila nas costas, bolsa sempre para frente e não deixe as bolsa ou mala solta no chão.  

Cuidado com ciganas querendo ler a mão, geralmente elas estão carregando crianças e se aproximam para te roubar, a criança é a distração.

Como se locomover
Se for usar transporte público não se esqueça de sempre validar os tickets antes de entrar.

O metrô de Roma é fácil de usar mas só tem duas linhas,  não alcança a cidade toda como em outras capitais.
Minha dica: para acessar os lugares mais distantes e passear a noite, alugue  uma Vespa. Em Roma, faça como os romanos.

 Apesar do transito parecer muito caótico, ele funciona.
Tem muuuuita vespa na rua, cuidado quando atravessar a rua.

Homens italianos
Os homens italianos são galanteadores, olham meessmo para as mulheres e falam gracinhas, mas não passa disso. Acostume-se, curta e deixe pra lá. Prepare o espírito do seu companheiro se ele for muito ciumento.

Filas
Os italianos não costumam respeitar muito as filas.

Garçons
Os garçons tem uma tendência a te empurrar o que eles querem que você consuma. Às vezes o que eles indicam é legal, mas às vezes você não quer. Seja firme. Diga não, se não quiser.

Conta e troco
Fique muito atento com a conta e o troco, acontece de errarem o troco, a menos para gente. Quanto mais ao sul do país, mais isso acontece.

Alguns restaurantes cobram o coperto que é um valor por pessoa para usar os talheres, a mesa, os copos. Confira antes se cobram e quanto.

Gorjeta
Na maioria das vezes não está incluída na conta, cabe ao cliente decidir o quanto deixar ao garçom (em média de 5 a 10% do valor da conta). Se você foi mal atendido não tem obrigação de deixar nada.


Horário nos restaurantes
Para almoçar, cheque até às 13 horas, principalmente em cidades pequenas. Após as 14 horas alguns restaurantes não deixam mais ninguém entrar. Para jantar, geralmente não precisa fazer reserva se chegar até às 20 horas ou 20:30 minutos, o restaurante ainda não está cheio e então se consegue sentar. Se chegar mais tarde,  depois das 21 horas, quando todo mundo chega, corre o risco de ficar esperando na fila.


Um típico Menu em Roma é dividido em:
Antipasti (aperitivos, bruschetas, queijos e frios)
Zuppe (sopa)
Primi (massa ou risoto)
Secondi (carne ou peixe)
Piatti Freddi (pratos frios, carpaccio, saladas, feijão, com frios, ...)
Contorni (acompanhamentos para a carne ou peixe, geralmente vegetais ou saladas)
Formaggi (queijo)
Frutta (fruta)
Dolci (sobremesas)
Caffe


Como pedir
Apesar de o menu ser dividido em tantas partes, você não deve se sentir constrangido a pedir tudo, mesmo que o garçom insista.
Algumas vezes a noite eu não estava com vontade de fazer uma refeição, então entrávamos em um restaurante e pedíamos uma focaccia, um prato de antepastos e vinho. Esse era nosso jantar.
Geralmente o pãozinho servido é cobrado.

 Café
O café espresso é mínimo e concentrado, forte, geralmente vem menos da metade da xícara, dá até raiva. Para quem não gosta assim, é melhor pedir um capuccino ou um americano, mas já acho aguado.

Pizza
A pizza italiana pode ser, e geralmente é, uma decepção para os brasileiros. Ela é bem mais simples, massa, molho de tomate e queijo. Mas, se mesmo assim, se gostar de pizza, experimente e tire suas próprias conclusões.

Sorvetes (Gelatos)
Tome muito sorvete! São deliciosos e tem espalhados por toda Roma. A mais tradicional é Gelateria San Crispino perto da Fontana de Trevi.

Sobremesas
A mais tradicional e comum nos restaurantes é o Tiramissu.


Bebidas
Se você não é um entendido em vinhos, não fique constrangido em pedir o vino della casa, alguns restaurantes tem ótimos vinhos da casa.  
Se você for entendido em vinho, aposto que vai levar sua própria lista e saber bem o que vai pedir.
Sempre servem água, mesmo se você não pedir, se não quiser, fale logo.
O preço da taça de vinho geralmente é o mesmo da garrafa de água ou de um refrigerante.  Qual você vai escolher? 
Acqua mineralle liscia (sem gás)
 Acqua mineralle frizzante (com gás)
Acqua mineralle leggermente frizzante ( com pouco gás).

 Atenção:
Evite restaurantes ou cafés muito próximos aos pontos turísticos, em geral eles são caros e a comida é ruim. Isso vale para todas as cidades grandes do mundo.
Leve sua lista de restaurantes. Veja dicas neste blog.

Boa viagem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário